25 de junho de 2012

Treino em Circuito


Este tipo de treino é um excelente treino para quem deseja queimar gordura.

Se as suas infindáveis sessões de cardio não têm surtido o efeito emagrecedor que deseja, talvez esteja na hora de começara a pensar fazer um treino de circuito.

Se vai ao ginásio com o objetivo de emagrecer, e perder gordura, fazer cardio é das melhores opções que pode tomar. Um treino de alta intensidade com exercícios de maior intensidade, permite-lhe queimar um elevado nível de calorias. Se fizer este exercício logo pela manhã ainda terá a vantagem adicional de queimar uma maior quantidade de calorias durante o restante dia, pois este exercício elevará o seu metabolismo.

Com um treino de circuito estará simplesmente a fazer treino de fitness normal, mas com uma particularidade: nada de descanso. Com este tipo de treino pode fazer uma série de exercícios complementares, mantendo o ritmo cardíaco alto, enquanto melhora a capacidade de coordenação corporal.

Este treino é um tipo de levantamento de pesos que lhe permite substituir as tradicionais sessões de cardio. Saiba que o corpo por vezes adapta-se a atividades físicas de endurance estagnando os resultados esperados; o treino de circuito permite-lhe conseguir ultrapassar esta barreira, conseguindo sentir sempre resultados logo depois de cada sessão.

Devido à forma como o treino de circuito é feito, este irá focar-se essencialmente no seu lado cardiovascular, em vez da força. Isto significa que é uma excelente adição ao seu treino de levantamento de pesos, pois o treino de circuito não é nenhum tipo de substituto do treino de levantamento de pesos.

Performance

O treino de circuito implica uma série de exercícios feitos sucessivamente. Durante o tempo de treino deverá manter exatamente o mesmo peso para que consiga mover-se de um exercício para outro fluidamente. Devido à falta de período de descanso entre os exercícios, o metabolismo do seu corpo deverá aumentar suficientemente para que a sessão seja mais semelhante a uma sessão intensiva de treino cardio. Deverá fazer um exercício com as devidas repetições e de seguida passar logo para outro sem qualquer intervalo até terminar o circuito.

Este treino não implica fazer um agachamento, depois um press de ombros, seguido de um outro agachamento e sempre assim. Em vez disso deverá fazer todos os agachamentos de uma vez, de seguida passará para todos as repetições de press de ombros, e assim sucessivamente.

Este tipo de treino é um pouco exigente para o corpo em termos de processo de recuperação; o peso que costuma usar deve ser reduzido drasticamente, especialmente quando estiver no fim das séries do circuito: momento em que ambos os sistemas musculares e nervosos se encontram extremamente cansados. Não tente ser um super-homem nestes exercícios se realmente quiser obter resultados, quanto menos peso melhor.

À medida que vai fazendo progressos neste tipo de treino, pode aumentar as repetições em cada exercício, ou aumentar o número de circuitos. O seu objetivo não é fazer este tipo de sessões em endurance, mas sim de seguida e com velocidade. Depois de verificar que já faz este tipo de exercício com relativa facilidade, poderá aumentar as repetições para 8 e completar 6 circuitos, mas o melhor será aumentar ligeiramente o peso do treino.

2 comentários:

Godao disse...

pode fazer circuito e tomar suplementos whey+dextrose+creatina no pos treino
para manter a massa magra??

Tiago Luciano disse...

Claro que pode, não há problema algum em se tomar suplementos nesse tipo de treino, desde que é claro, seja o suplemento certo.
Mas,a proteina, Whey, é pra ser tomada depois do treino - antes do treino, aí sim você pode tomar a Creatina + Dextrose. Valeu

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