23 de março de 2012

O SEGREDO PARA TER RESULTADOS TREINANDO UM MÚSCULO POR DIA


A chave para ter bons resultados treinando um músculo por dia é garantir que o seu treino fornecerá tanto estímulo ao músculo que ele não precisará ser trabalhado nos próximos sete dias. Em outras palavras, você precisa treinar pesado!

Antes de iniciar qualquer treinamento da semana, você precisa ter em mente que só treinará novamente o mesmo músculo daqui a 7 dias. Se o seu treino não for bom, é muito fácil para o seu corpo perder qualquer progresso feito durante o treinamento.

Sendo assim, se você decidir treinar um músculo por dia é importante saber que o volume do seu treino (exercícios, séries e repetições) seja alto o suficiente para garantir que você tenha progresso em cada treinamento. Se o seu treino não for bem feito, certamente os resultados não serão satisfatórios.

Escolher treinar um músculo por dia por falta de tempo talvez não seja uma boa ideia, pois assim o volume do seu treino provavelmente seria baixo. Se você precisa reduzir o seu tempo de treino, escolha um método de treino como o super set, por exemplo.

PRÓS EM TREINAR UM MÚSCULO POR DIA
Os principais prós em treinar um músculo por dia são a intensidade alta que você pode gerar sobre cada músculo e a possibilidade de lapidá-los melhor.

Por exemplo: muitas pessoas que reclamam que não conseguem ganhar bíceps o treinam em segundo lugar. Normalmente o treino de bíceps sucede o treino de peito ou o de costas. Esse é um grande erro. Se o seu objetivo é ganhar bíceps o ideal é treiná-lo em primeiro lugar, pois você terá energia o suficiente executar os exercícios com o máximo de força.

Treinando um músculo por dia você poderá focar-se em seus pontos fracos e corrigir eventuais problemas de simetria no seu corpo.

Você terá um treino inteiro para trabalhar cada músculo, e como precisa que ele seja volumoso, poderá incluir mais exercícios em sua rotina, trabalhando os músculos por completo.
Enquanto antes você fazia apenas 4 exercícios para peito, agora poderá fazer 6 ou 7, trabalhando outras regiões que você não costumava se focar.

CONTRAS EM TREINAR UM MÚSCULO POR DIA
Quando você decidir que treinar um músculo por dia é o ideal para você, ao mesmo tempo terá que assumir um compromisso: não faltar na academia.

Faltando na academia você aumentará o tempo de descanso (que já é grande) dos músculos, e isso pode minar o seu progresso.

Outro ponto negativo é que você terá menos dias de descanso na semana. Pode parecer que não, mas todo treinamento de musculação bem feito causa um grande estresse no corpo inteiro. Por isso o ideal para pessoas que não vivem disso é descansar umas duas vezes por semana.

Existem profissionais que defendem a tese que treinar um músculo por dia é tipo de treino MENOS efetivo que poderíamos adotar. Segundo eles, treinando dessa forma é o mesmo que desperdiçar tempo, pois nós teríamos apenas 54 potenciais chances de desenvolver o músculo no ano, enquanto nos moldes tradicionais de treino seriam 108. Por outro lado, conheço pessoas que tem ótimos resultados treinando dessa forma.

Eu acredito que se você realmente estiver disposto a elaborar um treino volumoso, com um número maior de exercícios, séries e repetições; e pesado, dando o máximo de si e fornecendo o estímulo que o corpo precisa para crescer, treinar uma vez por dia pode trazer bons resultados para você.
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5 comentários:

Guilherme de Freitas Almeida disse...

Queria tirar uma dúvida sobre o treino ABCDE. Caso eu faça assim:
Seg - peito
ter - costas, lombar
qua - ombro
qui - pernas
sex - biceps, triceps e anti-braços

Nesse caso eu estaria de forma indireta malhando peito 3x. Porque na quarta quando tivesse fazendo desenvolvimento estaria forçando o peitoral superior e na sexta quando tivesse fazendo fazendo paralela, estaria forçando peitoral inferior.
A mesma linhga de pensamento vai pro triceps e ombros. Triceps estaria malhando na segunda e quarta. E ombros estaria malhando na segunda e sexta.
Seria certo pensar assim?

Ramon Braga disse...

Pense na seguinte coisa, a intensidade é que conta.
No treino de peito e ombro, o tríceps é penas um músculo secundário, você não estará esforçando-o tanto assim, porém, ainda sim, é um esforço. O mesmo acontece nas barras paralelas e no desenvolvimento(com barra), porém com bem menos intensidade, você não estará esforçando o peitoral tão intensamente, em outras palavras, não espere estar esforçando o peitoral nesses exercícios a ponto de obter algum tipo de resultado significativo, o melhor é esforçar seu treino de peito ao máximo na segunda-feira, já que será apenas 1 vez na semana. Digo o mesmo para cada um de seus músculos. Bom treino!

Biriba - Archmad disse...

Estou treinando um músculo por dia, na realidade fazendo 5 exercícios para músculos grandes e 4 para músculos pequenos, por ex: Segunda eu treino peito, faço supino reto, inclinado, crucifixo, supino declinado e voador trocando com pulover, terça costas faço puxada frente, puxada costas remada cavalo, remada romana e remada fechada,e elástico serrátil. quarta ombros, faço desenvolvimento arnold, elevação lateral, elevação frontal, posterior de ombros e encolhimento, quinta, faço bíceps, rosca direta barra W rosca alternada de pé, alternando (sentado) e (inclinado) alternando nas semanas, depois rosca scoth e concentrada, sexta tríceps pulley triceps testa depois faço tríceps inverso na polia depois faço paralela e coice..estou errando em algo?

Tiago Luciano disse...

Olá Biriba ....

Olha, lendo suas palavras e vendo sua rotina de treino, não vejo nenhum erro em seu treino, apenas quero ressaltar que uma das coisas mais importantes nesse tipo de treino são: boas execuções, boas cargas e disciplina.

Fica a dica.

vinicius lacerda disse...

meu treino e assim segunda- tríceps e pernas,terça - costa e pernas,quarta - ombro e pernas,quinta - bíceps e pernas,sexta - peito e pernas sendo que malho 3 vezes na semana panturrilha e todo dia abdome o que acham desse treino?

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