29 de julho de 2011

Variando no treino e aumentando a carga


Muita gente, muita gente mesmo há muito tempo faz academia da mesma forma que seu instrutor ou algum amigo lhe disse que era o correto e não muda por nada nessa vida. 
Uma das coisas fundamentais na musculação são as variações de exercícios e adesão de outros novos que surgem diariamente quando se descobre que aquela máquina pode malhar dessa e doutras formas o mesmo ou outros músculos diferentes.

O que se aprende logo quando se entra numa academia é uma rotina de treino que começa na segunda-feira com um determinado grupo muscular, termina a semana e recomeça na segunda-feira com o mesmo treino, mesmo grupo muscular sendo trabalhado. Isso é errado? Não! Mas chega um ponto que não faz mais tanto efeito.

O nosso corpo deve e precisa receber estímulos novos/diferentes para pode se adaptar ao novo. É como se você entrasse numa academia em janeiro pegando 40kg para peito e quando chega em dezembro, continua com os mesmo 40kg. Qual é o estimulo que você está dando a seu corpo? a seus músculos?

Não é obrigatório nem conveniente, você que faz academia, malhar os mesmos grupos musculares sempre nos mesmos dias. Dessa forma o seu corpo/musculo vai acabar caindo numa rotina viciosa que até parece fazer bem mas que não traz tanto beneficio assim. 
Faça variações entre os dias de treino e os grupos musculares trabalhados. Vou dar um exemplo para ficar mais claro:

Rotina tradicional

Segunda: Peito x Tríceps (eu considero esse treino errado)
Terça: Costas e Bíceps
Quarta: Perna e Ombro 
Quinta: Peito e Tríceps (eu considero esse treino errado)
Sexta: Costas e Bíceps

Essa rotina pode muito bem ser quebrada sem maiores problemas. É até recomendável que você inicie a primeira semana assim mesmo, com essa rotina tradicional, nas semanas seguintes é só alternar: o que você malhou na terçar, troca para a segunda e assim com os demais, sempre dando dois dias de descanso para cada grupo trabalhado nesse dia. Assim o estimulo que seu musculo recebeu na segunda passada vai ser quebrado por outro estimulo de outro musculo, fazendo com quê o musculo não se vicie com uma rotina e esteja apto a sempre receber novos estímulos sem desgaste. Ninguém gosta de rotina, nem mesmo o nosso corpo.

Para completar o treino e melhorar os resultados, depois de um determinado tempo de academia é hora de aumentar as cargas, conhecer seus limites e fazer o corpo trabalhar no extremo, claro, sempre dentro do seu potencial físico/força. Para isso uma boa dica é você trocar as séries de 3x10 por 3x8, diminui as repetições e aumenta a carga, isso para todos os grupos e exercícios.

Bons treinos.
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3 comentários:

Adryanno Santana disse...

Muito boa a postagem, sempre vejo o blog. Pq vc não posta informações sobre GH e a principal duvida/teima se o Mdrol é anabolizante ou não?

vlw

diogo disse...

Segunda: Peito x Tríceps é errado vc mesno falaro que era errado, quando a pessoa malha peito tb malha triceps ae o triceps fica super caregado
Terça: Costas e Bíceps
Quarta: Perna e Ombro
Quinta: Peito e Tríceps
Sexta: Costas e Bíceps

diogo disse...

o serto e
Segunda: Peito x Biceps
Terca: Costa x Triceps
Quarta: Perna x Ombro
Quinta: Peito x Biceps
Sexta: Costa x Triceps

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