5 de julho de 2011

BCAA

Sua função é estimular o crescimento muscular, contribuir para o aumento de força e evitar o catabolismo (quando seu corpo faminto rouba nutrientes dos músculos depois do treino).

Mais de 20 aminoácidos são necessários para a construção de músculos e para a manutenção de importantes funções vitais. O corpo humano pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, os chamados “aminoácidos essenciais”.

Os BCAA’s (Aminoácidos de cadeia ramificada) devem estar entre os mais antigos suplementos, sua eficácia no processo de construção muscular é inabalável.

Os BCAA’s constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA, DNA, composto de três aminoácidos, leucina, valina e isoleucina e ainda transportam oxigênio pelo corpo. Mais ainda, eles vêm sendo utilizados até em atletas de alto nível em provas de resistência aeróbica.

BCAA, Use ou Perca:  
Devido à musculatura ser tão rica em BCAA’s, eles são requisitados pelo organismo durante momentos de estresse ou exercício intenso. O treinamento intenso causa uma elevação do cortisol, acarretando a destruição de proteínas musculares, liberando aminoácidos (grande parte são BCAA’s). Além de serem queimados na musculatura em ação, os BCAA’s são uma fonte alternativa de energia para quase todos os tecidos do organismo.

Esportes de alta intensidade como a musculação gastam mais rápido as reservas de BCAA’s do que atividades aeróbicas. Devido a isso, muitos atletas utilizam suplementos que contenham BCAA’s. Depois de tudo, faz sentido repor o que você usou. BCAAs também são encontrados em alimentos ricos em proteínas. Quanto maior a qualidade da fonte de proteína, maior a quantidade de BCAAs. Fora de todas as fontes de proteína, whey protein tem o melhor conteúdo de BCAA.

BCAA como Fortalecedor Imunológico:  
Devido a suplementação de BCAA’s manter os níveis de glutamina no sangue estáveis após o exercício, eles parecem efetivamente fortalecer a função imunológica. Este efeito foi demonstrado em triatletas que utilizaram BCAA’s durante uma prova. Ao final, os níveis de glutamina dos voluntários eram similares ao encontrado antes do início da competição, enquanto aqueles que receberam o placebo tinham os níveis de glutamina deprimidos e apresentavam uma maior incidência de sintomas de infecção.

Qual a quantidade ideal e quando você deve ingerir BCAA?
 Pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados de crescimento muscular.

Uma quantidade menor também é eficaz, mas se você precisar de um desempenho melhor e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

Ingerir os BCAA’s imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora seus resultados e seu desempenho.

Tomar os BCAA’s junto da alimentação pós-treino ou de um shake de recuperação irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining

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