13 de maio de 2011

Mitos da Malhação

Existe realmente um horário melhor para malhar? Musculação fará você ficar forte demais? Músculos se transformam em gordura depois que você pára de malhar? Descubra a verdade sobre estes e outros mitos relacionados à musculação.

MITO 1: Abdominais exterminam a gordura da barriga  
Exercitar músculos específicos do corpo não extermina a gordura desta área. A gordura é perdida gradualmente e eliminada do corpo como um todo. Os melhores exercícios para combater o excesso de peso são os aeróbicos. Os abdominais são importantes para fortalecer a musculatura.

MITO 2: Músculos se transformam em gordura quando você pára de malhar  
Músculos não podem se transformar em gordura. São tecidos totalmente diferentes. Esse mito surgiu por dois motivos básicos:
- Os músculos mudam de aparência quando não são usados porque perdem a rigidez. Isso dá a sensação de que eles foram substituídos por gordura.
- Muitas pessoas deixam de malhar e continuam comendo tanto quanto antes. Neste caso, a gordura se instala de verdade!

MITO 3: Você só começa a queimar gordura depois de 20 minutos de exercícios  
Cada pessoa começa a queimar gordura em um momento específico. Isso é influenciado pela genética e, principalmente, pelo nível de treinamento. Quanto mais treinada você estiver, melhor será o potencial do seu corpo para queimar gordura.
- Mas tenha em mente que qualquer atividade física faz diferença. Cada minuto em movimento vale à pena.

MITO 4: A musculação impede a perda de peso  
A musculação é um excelente complemento para os exercícios aeróbicos porque evita a perda muscular, acelera o metabolismo e reduz a gordura corporal.
- Depois dos 20 anos, nosso ritmo metabólico diminui entre 1 e 2 % a cada década. Isso se deve principalmente à perda de massa muscular. Então, não fuja dos treinos!

MITO 5: É melhor malhar em jejum para queimar mais gordura  
Malhar em jejum pode fazer você ficar tonto e até desmaiar. Faça uma refeição bem leve, mas não treine em jejum. Também é importante não treinar depois de uma grande refeição. Espere pelo menos 2 horas para que a digestão se complete e não atrapalhe seu treino.

MITO 6: Pessoas obesas devem evitar exercícios  
Muito errado! Basta começar devagar. Mude seus hábitos: ande mais, evite o carro, o elevador, os controles remotos. Uma boa sugestão é comprar um pedômetro e estabelecer metas crescentes de passos/dia. O pedômetro facilitará a mensuração e será um estímulo para que você ande cada dia mais.

Fonte: Sofia Dietrich

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