11 de março de 2011

Câimbra durante e após o exercício

As câimbras surgem quando a gente menos espera. Sem aviso prévio, as câimbras podem aparecer durante a prática de alguma atividade física, quando passamos muito tempo repetindo um mesmo movimento ou até mesmo ao acordarmos, quando estamos com os músculos bem desancados e bruscamente despreguiçamos. Assim, a câimbra é uma contração involuntária e dolorosa de um músculo ou grupo muscular.

Embora as causas das câimbras não estejam totalmente definidas, elas podem ocorrer por doenças metabólicas como a diabetes, por alterações vasculares e neurológicas.

Exercícios exaustivos também podem produzi-la. O acúmulo de metabólitos ou substâncias que são liberadas durante o trabalho dos músculos como o ácido lático e a amônia também podem colaborar para o surgimento de câimbra.

Outras causas atribuídas às câimbras podem estar associadas à falta de alongamento, má hidratação e deficiência de minerais. Porém, sabe-se que o cansaço muscular, a má circulação sanguínea ou o excesso de exercícios musculares também podem influir no aparecimento das câimbras.
 
A deficiência de minerais é provocada pela elevada eliminação de água através do suor que faz o corpo perder o cloreto e o sódio e também potássio. A elevada perda hídrica e de sódio devido ao calor excessivo são os principais fatores que desencadeiam as câimbras.

Para evitá-las, recomenda-se fazer uma boa ingestão de liquidos antes, durante e depois dos exercícios;

Aumentar a ingestão de sódio e cloreto com o consumo de alimentos salgados. Banana também é muito bom para evitá-las;
Fazer durante os dias que antecedem os treinos uma alimentação rica em carboidratos, potássio e cálcio para não diminuir o rendimento e não causar câimbras.

Em geral, as câimbras não requerem tratamento específico a não ser nos casos das câimbras que acontecem devido a alguma doença associada. Nesse caso, deve-se tratar a doença de base para que as câimbras não se repitam. Já em casos de câimbras por fadiga, o repouso, alongamentos e a reposição de líquidos e principalmente de sódio, devem melhorá-las.


No entanto, as pessoas que têm câimbras com muita freqüência, a orientação é que se procure um médico.

0 comentários:

Postar um comentário