12 de fevereiro de 2011

Suplementos emagrecedores

   O que é um emagrecedor? Esses emagrecedores milagrosos tão propagados realmente funcionam? Na ânsia de se enquadrar nos padrões estabelecidos de estética e beleza cada vez mais pessoas optam por produtos emagrecedores, naturais ou não, para conseguir um corpo perfeito.

   Apesar das promessas de algumas propagandas de emagrecedores, não existem fórmulas mágicas para emagrecer. Nenhum emagrecedor pode bloquear gorduras ou calorias o suficiente para proporcionar emagrecimento substancial sem esforço. Mesmo bloqueadores de gorduras legítimos, como o xenical, devem ser usados juntamente com uma dieta de baixas calorias e ter o acompanhamento de um profissional da saúde para funcionar.
A quitosana, uma fibra derivada da quitina retirada exoesqueleto de crustáceos, vem sendo muito utilizada como emagrecedor e bloqueador de gorduras.
  Porém, embora a capacidade da quitosana de se ligar às gorduras tenha sido mostrada por ensaios realizados em laboratório in vitro e em animais, muitos especialistas acreditam que a quantidade nas cápsulas seja pequena para ter efeito substancial. É importante salientar que a eficácia da quitosana no emagrecimento ainda não foi sustentada por estudos clínicos rigorosos em humanos.
  Outro "emagrecedor" muito usado é a carnitina, uma substância composta por aminoácidos. A carnitina tem recebido atenção por ser um dos responsáveis pela oxidação lipídica e é vendida como fat burner emagrecedor. Porém, os estudos sobre a eficiência da carnitina como emagrecedor não são conclusivos e, em algumas pessoas, a dose recomendada pode causar náuseas e diarréia. A eficiência da carnitina como emagrecedor foi questionada por pesquisas do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
  Emagrecedores legítimos pertencem à categoria dos medicamentos e devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e utilizados sob orientação médica. Portanto, para um emagrecimento seguro, o melhor é ter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. Em casos de obesidade severa, procure a orientação de um profissional da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário