11 de fevereiro de 2011

O que são suplementos alimentares?


De acordo a Nutricionista Cristiane Mara Cedra, suplementos são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade fisica ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática.
Atualmente, no ritmo de vida que vivemos, perdemos muitos nutrientes com estresse, falta de tempo de preparar alimentos saudáveis ou mesmo pelo consumo exagerado de produtos industrializados. Com isso os suplementos passam ser necessários no dia a dia, com prescrição médica ou de nutricionistas.
Mas o que é perigoso é comprar suplementos por conta própria e sair utilizando vários produtos juntos sem nenhuma orientação profissional. Suplementos parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente podem ter conseqüências desagradáveis.
Nessa sessão logo abaixo, iremos explicar os efeitos de cada componente dos suplementos, com objetivo de compartilhar informações com os leitores para saberem o efeito no organismo de cada um deles. Mas lembre-se que nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável. Como o próprio nome diz, ele vem para suplementar à alimentação. Terá um melhor resultado associado com hábitos de vida saudáveis.

Suplementos Alimentares Hipercalóricos.
Os Hipercalóricos são Shakes muito calóricos, que foram desenvolvidos para pessoas que precisam ganhar peso (Massa Muscular). São pessoas que tem um metabolismo muito alto, e que estão em constante batalha para ganhar peso. Os melhores Hipercalóricos são constituídos por menos açúcar e mais proteínas de boa qualidade. A primeira coisa a considerar, é o tipo de proteína que o hipercalórico possui, sendo este: o Whey Protein, que é uma proteína de alto valor biológico. Suplementos Protéicos. Suplementos protéicos são compostos de aminoácidos que são elementos fundamentais da construção muscular. Apesar de o seu corpo necessitar de gordura e carboidratos para funcionar, é simplesmente impossível construir músculos sem proteína. É por isso que uma fonte de alta qualidade deve ser incluída em sua dieta e rotina de musculação.

Suplementos Alimentares Termogênicos.
Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo queima para se manter ativo. A velocidade que o seu corpo queima calorias é chamada de "taxa metabólica". A taxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas. Algumas pessoas tem um metabolismo lento, e com isso tem dificuldade de emagrecer e de se manterem magras. Um metabolismo lento na verdade leva ao acúmulo de gordura. Outras tem um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Mas em qualquer caso é possível aumentar a sua taxa metabólica. Os termogênicos visam através da ação termogênica manter seu metabolismo acelerado para que você tenha uma maior queima calórica ao longo do dia. Eles são muito indicados para serem utilizados em conjunto com atividades aeróbias. Alguns produtos são mais completos contendo um conjunto de ingredientes termogênicos. Outros são mais específicos, focados em ingredientes termogênicos conhecidos como o guaraná e cafeína. Suplementos Antioxidantes. Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.

Suplementos Alimentares Multivitaminicos e Minerais.
Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia. No seu uso mais comum, os multivitamínicos (polivitamínicos) são comprimidos que contêm diversas vitaminas e geralmente sais minerais. Multivitamínicos também podem estar disponíveis em outras formas, como tabletes ou em pó. Os multivitamínicos muitas vezes têm sua fórmula destinada a um certe segmento como: pessoas acima de 50 anos, pré-natais, crianças, anti-estresse, homens, mulheres, diabéticos, etc. 

Contudo, o objetivo dos suplementos alimentares é melhorar a performance do atleta ou praticante de atividade física de forma natural, sem causar danos a saúde. Tipos de Suplementos mais conhecidos: 

0 comentários:

Postar um comentário