9 de fevereiro de 2011

O que são carboidratos?

  Os carboidratos são conhecidos também como glicídios ou hidratos de carbono e têm a função primordial de fornecer energia. Carboidrato é o termo genérico que se refere aos açúcares. Faz parte a sacarose, que é o açúcar de mesa; a frutose, que é o açúcar das frutas; a glicose, que é o açúcar encontrado no sangue; os amidos, encontrados na batata, massas, pães, etc. No processo digestivo, os carboidratos ingeridos se transformam em glicose no sangue.

  A glicose é conhecida como glicemia. A glicose é armazenada no músculo, no fígado e no tecido adiposo, neste ultimo, sob a forma de gordura. A glicose é o único tipo de carboidrato que o músculo pode transformar em energia e armazenar como glicogênio muscular. O açúcar desempenha diversos papéis em nosso corpo, sendo o mais importante a nutrição das células do sistema nervoso central e o organismo se utiliza de todos os artifícios para manter estas células alimentadas pois o suprimento de glicose não pode parar. Alguns atletas podem sentir tonturas após os exercícios e isto pode estar associado à reduzida taxa de glicemia.

  O músculo possui uma reserva de carboidrato estocado que permite o pronto emprego durante um certo período. Mas havendo diminuição de glicogênio, há aumento do consumo de aminoácidos pelo organismo, para manter a glicemia. Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produção de energia, principalmente às custas da massa muscular; isto é, o atleta ou desportista que se exercita mal alimentado está comprometendo sua musculatura. A ingestão adequada de carboidrato previne o uso da proteína tecidual.

DICA: Sempre antes de começar sua malhação, seu corpo deve estar bem suplementado de carboidratos, o que vai lhe dá uma energia significativa na hora do treino, de preferência naturais, como frutas. E vale lembrar que quanto mais doce a fruta, mais rica ela é em carboidratos.

0 comentários:

Postar um comentário