16 de fevereiro de 2011

Dores pós-treino

Depois de um treino pesado, a maioria das pessoas relatam dores musculares nas partes treinadas, esta dor aparece entre 24-48 horas depois do treino e podem durar até mesmo uma semana. Isso acontece muito comigo.
Quando você treina, você literalmente desgasta o tecido muscular. Durante os dias que seguem, o músculo começa a se reconstruir, é obvio que isso só acontece se o praticante der o tempo necessário para essa reconstrução. Este processo de reconstrução cria novos tecidos musculares que serão mais fortes e maiores do que antes é o que chamamos de processo de hipertrofia muscular.
Toda vez que você der um novo estimulo “choque” em seus músculos, com um novo programa de treino, aumento de peso, novos exercícios, quantidade de séries e repetições que o seu corpo não está acostumado, é muito provável que você virá a sentir dores musculares no dia seguinte.
Se os seus músculos ainda estiverem doendo no dia em que for treinar/fazer o mesmo exercício e se a dor não for tão intensa, você pode treinar tranqüilamente, após o aquecimento do músculo esse restinho de dor desaparecerá, porém se a dor ainda for intensa, isto é sinal de que o músculo ainda não se recuperou completamente. Você ainda está reconstruindo o tecido muscular danificado do último treino, treinar novamente só irá prejudicar o crescimento muscular, e pode ocorrer perda de massa magra.

Como evitar estas dores depois do treino ?
Sugiro que você primeiramente aprenda a gostar desta dor em vez de tentar evitá-la, pois se você realmente quer ganhar massa muscular e os seus treinos são pesados, a dor vai estar sempre presente, mas você pode minimizá-la pelo menos um pouco. Uma dica simples são exercícios aeróbicos e se alongar após o treino, fazendo o sangue se concentrar nas áreas treinadas.
Por exemplo: para quem tem muitas dores nas pernas no dia seguinte a um treino de perna, após exagerar nos agachamentos, você pode fazer 10 minutos de bicicleta logo após o treino, seguido de um bom alongamento somente nos músculos inferiores. Isto além de diminuir as dores, pode evitar lesões. Massagem também pode ser uma alternativa.
De uma forma ou de outra, a dor depois do treino é algo benéfico para os seus objetivos. Se você treina apenas para manter a boa aparência ou por recreação é outra história, essa dor pode ser a má execução dos exercícios, mas se você treina para crescer a dor é algo que você terá que ter para si para ter resultados. O lance é destruir o músculo durante o treino e depois descansar o máximo e alimentá-lo de forma correta para ocorrer o ganho de massa muscular. 

OBS: Não existem suplementos que possam ajudar a diminuir esta dor, o que você pode fazer é uma suplementação pós-treino com proteína, carboidratos e glutamina, isto aumentará a velocidade da recuperação do músculo, mas mesmo sem isso a dor aparecerá do mesmo jeito.

5 comentários:

João do Amor disse...

Eu acho muito legal ver que o número de blogs tem aumentado a cada dia. Sempre mais e mais pessoas escrevendo o que gostam e utilizando a internet de uma forma sadia.
Venho aqui em seu blog, Luciano, parabenizar essa atitude de boa intenção. Vc está fazendo algo que muitos dos seus colegas, amigos e até mesmo quem não te conhece, vai gostar e muito. É um trabalho, praticamente de graça que tem o objetivo de ajudar as pessoas que praticam exercicos físicos.
Parabéns de verdade.
Grande abraço.

Julio Cesar Jovelina disse...

Muito interessante você falando sobre dores depois dos treinos, mas, eu acho que também seria interessante saber um pouco sobre dores no esqueleto, especialmente nas articulações.
Eu mesmo costumo ter dores nas articulações às vezes.

YuriiSteinmetz disse...

Sentir um pequeno choque, como se tivessem descarregando uma pilha de 1 Volt no musculo é normal então ?

Tiago Luciano disse...

Amigo Yuri, é super normal sentir dores pós treino, você sentiu um choque!!! Como se fosse de 1 volt... Não deve ser nada, a não ser que isso continue acontecendo com frequência, aí sim deve estar acontecendo algo errado...

Mas se foi um só vez, fique tranquilo, acontece sim de o nosso as vezes dá essas descargas quando os músculos são submetidos a extremos... Mas o mais normal são as dores.

Ana disse...

Oi , eu estava fazendo academia a praticamente dois meses , percebi que não estava fazendo a menor diferença , derepente começei a sentir dores nas pernas ai parei de ir academia.conversei com meu instrutor e ele pediu que eu fosse ate lá , lá ele alongou comigo,depois voltei a malhar , no mesmo dia eu percebi que as dores voltaram e parei de ir . fiquei acho que dos meses seguidos sentindo dores achei muito estranho,quero voltar a malhar mais estou com medo , alguem pode me explicar o que aconteceu??

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