12 de fevereiro de 2011

Anabolismo x Catabolismo

O entendimento da relação Anabolismo X Catabolismo é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. Primeiramente vou explicar, de forma simplificada, o que significa anabolismo e catabolismo.

Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular.

Anabolismo: são processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras. A síntese protéica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas. 
Catabolismo: são processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.
De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição. Principais fatores que favorecem o anabolismo: - Treinamento adequado visando hipertrofia, com alta intensidade e baixo volume; - Alimentação adequada ingerindo (1,8g X peso corporal) de proteína de origem animal por dia. Esta proteína devera ser ingerida juntamente com carboidrato após o treinamento e sozinha antes de dormir. Estes dois momentos são favoráveis para uma melhor síntese protéica; - A qualidade do sono é importante para que ocorra o anabolismo. O sono deverá ser durante a noite, tranqüilo e profundo. Principais fatores que favorecem o catabolismo: - Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos; - Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar para ingerir alimentos também favorece o catabolismo; - Sono inadequado ou insuficiente; - Ingestão de bebida alcoólica em ecesso. Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular.

0 comentários:

Postar um comentário